você já usa estratégias e ferramentas para otimizar e personalizar a recuperação de carrinho do seu ecommerce, mas parece que nada dá certo? hummm
a verdade é que existem muitos fatores que influenciam a decisão do cliente de comprar algo e, apesar do que você possa ler em outro lugar, às vezes as estratégias que parecem que vão funcionar, não funcionam.
vamos elencar aqui alguns dos motivos que podem impedir que você tenha bons resultados:
- expectativas versus realidade:
embora seja tentador acreditar que todo carrinho abandonado é uma venda perdida esperando para ser recuperada, nem sempre é esse o caso. alguns visitantes navegarão sem intenção de comprar.
- você está compensando demais a perda:
bombardear os usuários com muitos e-mails e mensagens de texto pode acabar irritando-os a ponto de eles decidirem nunca mais comprar de você.
- você pode estar ignorando a raiz do problema:
se houver um problema fundamental com seu produto, preço, frete ou site, simplesmente incentivar os usuários a concluir a compra pode não ser suficiente.
- seu momento passou:
se seus lembretes ou incentivos chegarem tarde demais, o cliente pode já ter perdido o interesse ou encontrado uma alternativa. por outro lado, agir cedo demais pode parecer agressivo.
- os clientes não confiam em você:
um usuário pode abandonar seu carrinho por questões de segurança, se o seu site não parece confiável ou não possui políticas essenciais e claras… seus esforços podem ser em vão.
resumindo: embora as estratégias de recuperação de carrinhos abandonados sejam vitais, elas não são uma solução mágica.
e se não funcionarem, pode ser um sinal de que você tem problemas mais profundos para resolver. e nós podemos te ajudar a identificá-los e solucioná-los.