seu pedido de desculpas é melhor do que compensação.
somos todos humanos, o que significa que em algum momento cometeremos, inevitavelmente, um erro. e quando esses erros afetam um cliente, sugerimos:
oferecer um sincero pedido de desculpas e explicar por que você cometeu um erro. isso faz com que as pessoas sejam mais compreensíveis do que se você apenas oferecer algum tipo de compensação, como um desconto ou benefício.
se você ainda não está convencido, entenda:
1️⃣ receber um pedido de desculpas ajuda alguém a recuperar a autoestima depois de se sentir desrespeitado;
2️⃣ isso mostra que você leva em consideração os sentimentos do cliente;
3️⃣ aumenta a empatia para com a sua empresa;
4️⃣ a compensação pode ser vista como uma admissão de culpa;
5️⃣ quando o custo de uma transação é baixo, os clientes tendem a valorizar mais o senso de justiça do que a pequena riqueza material.
portanto… na próxima vez que você ou sua empresa cometerem um erro, explique a situação e peça desculpas. em seguida, agradeça ao cliente pela compreensão e paciência.
dica bônus: se um cliente reclamar em público, seja rápido em sua resposta e incentive-o a entrar em contato com você em particular sobre o assunto.
obs: é importante estar ciente de que se o valor do prejuízo for elevado, poderá ser necessário algum tipo de compensação. se for esse o caso, você ainda deve acompanhá-lo com um sincero pedido de desculpas.